quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Angola, Banda Desenhada, Animação, e bons tempos "REEDUCAÇÃO BEDÉFILA".


Angola, Banda Desenhada, Animação, e bons tempos "REEDUCAÇÃO BEDÉFILA".


A Nação BD já não há de ser a mesma, para aqueles que pensam que a BD em Angola acabou estão enganados pois 2009 foi apenas o ano de preparação para o estado de ebulição da Banda desenhada em Angola, esta é uma nova Era e todos os bedéfilos, amigos ou amantes da 9ªarte são bem vindos ao que nós chamamos de "REEDUCAÇÃO BEDÉFILA" podes fazer parte dela, todos os verdadeiros bedéfilos são convidados a contribuir para o crescimento e valorização da nossa arte.

Em 2009 a Banda desenhada angolana teve bastante destaque, por exemplo no Encontro de Criadores da CPLP em Lisboa- Portugal a participação dos bedéfilos angolanos foi apenas um sucesso.
O artista francês BRUNO, autor da BD "O comando colonial" esteve em Angola e teve um encontro bastante animado com artistas angolanos, o Jornal de Angola, o único Jornal diário voltou a publicar BDs na página de lazer .
As feijoadas bedéfilas aconteceram.
O ponto mais alto foi mesmo a 6ª Edição do Festival de Banda desenhada-LUANDA CARTOON , nunca aconteceu algo igual em Angola, o festival foi um sucesso total, reconhecimento e felicitações de várias partes do mundo: Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Itália , França, Alemanha etc...
A imprensa colaborou, vários foram os programas de televisão e rádios que falaram sobre BD, o evento anual COOPEARTE da Galeria Celamar que geralmente divulga Pintura, escultura e outras modalidades artisticas abriu um espaço para BD fazendo uma exposição e lançamento de fanzines.
A festa do Astérix aconteceu em Angola e o álbum foi lançado cá, ao mesmo tempo que na Europa...que luxo...
Os artistas angolanos do LUANDA CARTOON foram convidados a participar do festival de amadora que comemorava a sua 20ª edição e homenageava o mestre Maurício de Sousa criador da Turma da Mônica, lá estivemos e foi muito bom...

O ano 2009 foi mesmo bom, e em 2010 a REEDUCAÇÃO BEDÉFILA já começou, nem eu, nem nenhum dos nossos kotas, sub kotas, putos ou sub putos (ha ha ha ha ha) está interessado em disputar protagonismos, pois aqui ninguém é estrela somos todos FONTES DE INSPIRAÇÃO.
Querem parar isto? Já fizeram convenções e nada, pois para a educação de Bedéfilos aqui tem gente com vocação!!!


Saudações Bedéfilas,
(para os verdadeiros...)
Encontro de criadores da CPLP-LISBOA 2009.
TV Zimbo visita ESTÚDIO OLINDOMAR-CFBDA(Centro de Formação de Banda desenhada e Animação)-Olímpio explica a Jornalista Regina Reis como funciona o Estúdio.
Galeria Celamar-COOPEARTE -Eclips lançam fanzines os descendentes.
Revista CARAS Angola, também divulgou o Festival de BD -LuandaCartoon.
Expo BD -COOPEARTE-GALERIA CELAMAR
Alunos e professores no final de mais um ciclo de formação no ESTÚDIO OLINDOMAR.
BD angolana em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário