sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BD 2010

Luanda – A banda desenhada (bd) em 2010 conheceu alguma dinâmica, fruto do engajamento dos criadores nacionais que não pouparam esforços na produção de trabalhos de qualidade, bem como na participação activa no evento anual do país, denominado Luanda Cartoon.
Esta afirmação foi feita hoje, segunda-feira, à Angop, pelo promotor do Luanda Cartoon, Lindomar de Sousa, tendo dito que, efectivamente, apesar da falta de apoios institucionais para a dinamização de bd, os artistas puderam mostrar ao público, no mês de Agosto de 2010, no Instituto Camões, que não se esqueceram de contar estórias em quadradinhos.
“É de se ressaltar o Luanda Cartoon de 2010, na medida em que, neste ano, este evento se tornou de cariz internacional com a participação do cartoonista português João Mascarenhas e a exposição de trabalhos do tchadiano Abdjim Danngar e dos brasileiros Marcelo D'Salete e Gabriel Rocha”, asseverou.
Há ainda a acrescentar, disse, a participação de dois cartoonistas angolanos (Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa) no Festival Internacional de bd da Amadora, Portugal/2010, em Novembro, o que foi muito proveitoso para troca de experiências com vários criadores do mundo.
“Outro evento de suma importância, onde igualmente as obras de banda desenhada estiveram patentes, foi no Festival Internacional de Cinema de Luanda (FIC-Luanda) realizado igualmente no mês de Novembro. Isso foi muito bom para nós os criadores ”, focalizou.
No entanto, apontou, se se quiser ter um movimento cultural forte, tal como o Festival Internacional de Amadora, as instituições privadas e estatais têm de apoiar, não tem como."Precisamos educar a sociedade e recreá-la, para tal é necessário apoiar os criadores, no caso particular da bd”, salientou.


Angop -10-01-2011 11:21


Angola, teve uma grande participação no Festival Internacional de BD AMADORA 2010.
Foto colectiva no final de uma sessão de autógrafos bem concorrida.
O sucesso do FIBD Luanda Cartoon 2010 com grande participação de artistas .
João Mascarenhas, e Lito Silva duas das grandes presenças no Luanda Cartoon 2010
O sucesso da sessão de caricaturas e BD no Festival Panda
Olímpio de Sousa cercado por várias crianças
Stand de BD no festival de Cinema FIC 2010 foi um sucesso
Altino Chindele, apresentando as Bds :Exemplo de um pai-Altino; A Carteira- Carnoth Júnior e Cabetula- Olímpio e Lindomar de Sousa

1 comentário:

  1. Grandes Kambas:
    Foi com uma enorme felicidade e emoção (porque não reconhecê-lo) que tive a oportunidade de voltar a pisar solo Angolano e logo para participar no Luanda Cartoon 2010.
    Grande Festival, com um potencial ENORME ainda para crescer. Só precisa de "um pequeno empurrão" intitucional. Mas penso que as autoridades (e empresas) Angolanas estão atentas e não vão poder passar "ao lado" de tamanha manifestação cultural. Isso foi evidente na participação de dois dos organizadores do Festival no AMADORABD 2010, o Olímpio e o Lindomar de Sousa. O FEstival de Banda Desenhada de Luanda precisa de MAIS apoios, para além daquelas simples e sempre simpáticas pancadinhas nas costas ;)
    Há autores Angolanos com muita qualidade, e com qualidade internacional. Isso já o afirmei em público quando estive em Luanda em Agosto, e volto a reafirmá-lo agora. Vamos tornar o FEstival Internacional de BD de Luanda num Festival de referência. Pela minha parte têm sempre o meu apoio.
    Um grande abraço BeDéfilo.
    João Mascarenhas

    ResponderEliminar